terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

DÁRIO MEIRA - DESMATAMENTO, UMA REALIDADE TRISTE DO NOSSO MUNICÍPIO. (Atualizada 03/05/12)

O desmatamento, é o processo de desaparecimento de matas , fundamentalmente causado pela atividade humana. Em nosso município ele foi mais agressivo nas décadas de 1970 e 1980, fato que contribuiu para este cenário quase desolador mostrado na foto abaixo.
Foto obtida na internet
O desaparecimento de florestas que ocuparam nossa região é causado por três fatores principais: a obtenção de solo para a agropecuária, a indústria madeireira, e o  crescimento da área urbana.
Isso ocorre por dois principais motivos: falta de conseqüência ambiental, e falta de fiscalização sobre o cumprimento das leis. 
Na foto podemos perceber um resquício de mata ciliar nas margens do Rio Gongogi decorrente de reflorestamento e não pela preservação da a mata nativa. É importante ressaltar que atitudes que degradam o meio ambiente afetam a todos, pois causam grandes prejuízos, como: Aterramento de rios e lagos, redução do regime de chuvas, degradação dos mananciais de água, desertificação, redução do turismo, perda do potencial hídrico brasileiro e perda do potencial farmacêutico, entre outros.

ATUALIZAÇÃO
 Zona rural e Rio Uruba na estiagem

Depois que abordamos o assunto desmatamento a estiagem ficou pior.
Os Rios Gongogi e Uruba estão com um nível muito baixo e os pastos estão secos. Em algumas fazendas da região o gado está caindo de fraqueza.
Não cuidamos no passado, estamos sentindo na pele agora e se não fizermos nada nossos filhos sofrerão ainda mais no futuro!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário