sábado, 14 de julho de 2012

DÁRIO MEIRA: GOVERNO CORRE O RISCO DE NÃO ELEGER VEREADORES


A câmara municipal de Dário Meira é composta por nove vereadores que se dividem entre governo e oposição da seguinte forma: Clebiano, Reinaldo, Lindomar (que não irá disputar a reeleição), Corró e Jailson da Água, grupo oposicionista e Wilian, Lozo, Gilmar e Waltinho de P. Novo que formam a base governista.  De acordo com a formação das coligações e com o potencial de cada candidato, podemos dizer que o governo corre o risco de perder sua bancada ou ter uma redução drástica.
A coligação apoiada pelo atual governo é composta da seguinte forma para disputar a eleição proporcional:
COLIGAÇÃO PP-PSD

Podemos perceber que dos candidatos apresentados apenas o atual vereador Lozo tem potencial eleitoral, pois temos aí candidatos que não concorrerão e outros com chances muito remotas ou inexistentes. O grande risco desta composição é de não atingir o coeficiente eleitoral e isso implica em não eleger até mesmo o vereador Lozo, que nesta coligação tem poucas possibilidades.
 COLIGAÇÃO PR-PRP-PTC-PTB- PCdoB
Nesta coligação aparecem dois nomes de boa densidade eleitoral, Waltinho e Gilmar, porém de acordo com dados do TSE o coeficiente eleitoral deve ficar entre 850 e 900 votos sendo inviável a eleição de dois candidatos, pois os nomes restantes não conseguem aglomerar votos suficientes para eleger mais de um.
Dessa forma a maioria da vagas deverá ficar com os candidatos oposicionistas, o governo poderá eleger apenas um candidato, nesse caso Gilmar. Fato que aponta para uma grande renovação no legislativo municipal. Isso é muito positivo, porque pode sinalizar a possibilidade de termos uma câmara mais atuante e consciente das sua obrigações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário