sexta-feira, 12 de abril de 2013

DÁRIO MEIRA 51 ANOS: CAJAZEIRA EM FOCO HOMENAGEIA “MÃE NUTA”

Como diria o senso comum, “não há história sem povo, nem povo sem história”, partindo dessa premissa, nesses 51 anos de emancipação política de Dário Meira, o jornal cajazeira em foco homenageia “Mãe Nuta” uma das personalidades mais importantes de nossa história.
Nascida na localidade de Três Morros, que antes pertencia ao município de Jequié e hoje é a cidade de Lafaiete Coutinho, Ranufa Maria Silva da Cruz (Mãe Nuta) tem 88 anos e, no próximo mês de maio fará 89. Esta mulher simples e humilde escolheu Dário Meira para morar, amar, fazer amigos e construir sua família. “Mãe Nuta”, assim ela é carinhosamente conhecida, fincou raízes aqui. Casou-se com Narciso Epifânio da Cruz, teve 17 filhos, 11 estão vivos, tem mais de 60 netos, mais de 60 bisnetos e 12 tataranetos.
Mãe Nuta por quase 40 anos dedicou sua vida trabalhando como PARTEIRA. Ao lado de Dr. Célio Martins, ela atendeu milhares de mulheres. De forma solidaria, sempre que requisitada, Mãe Nuta não media esforços para atender as gestantes, por mais longe que fosse a localidade. Nesse sentido seu filho Almir Cruz afirmou o seguinte: “às vezes minha mãe acordava de madrugada, meu pai e nós filhos reclamávamos, mãe, mãe, a senhora vai pra onde agora chovendo desse jeito? A senhora quer ficar doente? Ela nos respondia meu esposo, meus filhos, tem uma grávida precisando de mim e partia. Às vezes andava por 5, 6 KM para ajudar. Deus transforma o amor em bênçãos para nós” finalizou Almir. Não há dados exatos de quantos partos Mãe Nuta fez em Dário Meira, há suspeita de que ela tenha feito de 3.000 a 4.000 partos.
Como forma de retribuição aos serviços prestados, em especial, para as mulheres de Dário Meira, Mãe Nuta recebeu em 05 de agosto de 2011 o Título de Cidadã Dariomeirense concedido pela Câmara Municipal de Vereadores. O jornal cajazeira em foco homenageando esta grande mulher, estar sem dúvida homenageando todo povo dariomeirense. Parabéns Mãe Nuta, parabéns dariomeirenses.

Um comentário:

  1. Nossa me emocionei muito com a homenagem tenho muito orgulho da minha vó e de ser dariomeirense! Parabéns a minha cidade que apesar de estar longe e reconhecer todas as carências tenho esperança de dias melhores e que possa voltar um dia para minha cidade que amo muito e tenho saudades!!!

    ResponderExcluir