quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

IPVA 2012 TERÁ REDUÇÃO MÉDIA DE 3,2% NA BAHIA

Os proprietários de veículos têm também a opção de parcelar o tributo em três vezes

Os contribuintes baianos pagarão, no próximo ano, 3,2% a menos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de acordo com tabela de valores venais calculada pela Fundação Instituto Pesquisas Econômicas (Fipe). Os automóveis apresentaram redução um pouco maior, de 3,42%, e as motos, com 5,11%.

Caminhões pagam menos 2% e ônibus e microônibus indicam redução média de 2,76%. Nos utilitários, o IPVA teve queda de 2,60%. A diminuição ocorreu por conta da desvalorização dos automóveis usados, os quais têm valor que serve de base para o cálculo do imposto.

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) publicou, na edição de terça-feira, 20 de dezembro, do Diário Oficial do Estado, o calendário de pagamento e a tabela com os valores que são a base para cálculo do IPVA 2012. Todas as informações podem ser consultadas também no site www.sefaz.ba.gov.br pelo call center da secretaria (0800-071-0071). O imposto é calculado sobre o valor médio de cada veículo, segundo pesquisa da Fipe.

Vencimento - Os contribuintes baianos poderão aproveitar novamente o desconto de 10% no IPVA para pagamento, em cota única, até 29 de fevereiro de 2012. Existe ainda a opção de pagar com 5% de abatimento. Para isso, basta quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira cota, data que varia conforme o número final da placa do carro.

Os proprietários de veículos têm ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes - o vencimento da primeira cota para carros com final de placa 1 será no dia 15 de março, e placa 2, no dia 16 do mesmo mês. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e multas de trânsito devem ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela.

Os débitos anteriores do IPVA também podem ser parcelados em três vezes, juntamente com o IPVA 2012. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter também o direito ao parcelamento em três vezes.

http://www.egba.ba.gov.br/diario/

Nenhum comentário:

Postar um comentário