A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa está na reta final na Bahia. Os criadores têm até o dia 30 deste mês para vacinar e declarar os rebanhos bovino e bubalino nos escritórios locais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Nesta etapa, apenas os animais com idade até 24 meses devem ser vacinados, porém é necessário declarar todo o rebanho, mesmo os produtores que não possuem bovinos para vacinar nesta etapa de novembro. Já nos oito municípios que compõem a zona de proteção, todo o rebanho deve ser vacinado e declarado.
Para comprovar a vacinação, o criador deve se dirigir a um dos escritórios da Adab, estrategicamente localizados nos municípios baianos, e apresentar a nota fiscal da compra da vacina e informar a data da imunização, além da quantidade de animais vacinados por faixa etária.
"O pecuarista que não vacinar ou deixar de declarar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas em lei. A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada à regularização do cadastro junto à Adab, com a comprovação da vacinação", explica o diretor de defesa animal da agência, Rui Leal.
egba.ba.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário