sábado, 22 de setembro de 2012

A TERCEIRA EDIÇÃO DO PROJETO “CIDADANIA EM AÇÃO”, DO COLÉGIO ACM FOI CONCLUÍDA COM SUCESSO.


           Na última quinta feira, dia 20 do ano em curso foi concluída com sucesso a terceira edição do Projeto CIDADANIA EM AÇÃO, promovido pelo Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, desde o ano de 2004, quando foi realizada a primeira edição.
O Projeto deste ano, que teve a Coordenação dos Professores Ana Márcia Vieira Miranda, Hugo Escolástico Fonseca e Vitória Santos foi composto de perguntas previamente elaboradas pelos alunos com os temas EDUCAÇÃO; SAÚDE; EMPREGO; MORADIA; SEGURANÇA e ESPORTE&LAZER e apresentadas aos candidatos a prefeito e vice prefeito do Município de Dário Meira WILLIAN DE ALEMÃO&DILSON e CAETANO&GABERA, respectivamente nos dias 18 e 20 de setembro, obedecendo a sorteio realizado na secretaria do colégio.
Na terça feira, dia 18/09 o entrevistado foi a dupla WILLIAN&DILSON que responderam às questões dos alunos, porém, o fato que chamou a atenção foi a ausência da participação do candidato a vice prefeito Dilson nas respostas das perguntas, gerando curiosidade e especulações dos estudantes. Lamentável também foi a atitude de alguns militantes da coligação Uma Dário Meira de Todos que não compreenderam a finalidade do projeto – Construir Cidadania – e se comportaram como “baderneiros”, ofendendo a direção da escola e os professores da coordenação do projeto. Mas compreende-se que são atitudes isoladas que não contam com o apoio nem do candidato e nem da coligação.
No dia 20/09, quinta feira, foi a vez da dupla CAETANO&GABERA responder aos questionamentos dos estudantes. Diferentemente da dupla anterior, o candidato a vice-prefeito Márcio Gabera participou de várias das respostas e juntamente com Caetano, o candidato a prefeito, conseguiram empolgar aos presentes no interior do colégio – alunos uniformizados – e a militância da COLIGAÇÃO UNIDOS PELA MUDANÇA que assistiram do lado de fora, através do telão, de forma ordeira e civilizada.
O projeto CIDADANIA EM AÇÃO ganhou tamanha importância política que, extrapolando os seus objetivos iniciais que é contribuir na formação cidadã dos estudantes, transformou-se também em um dos instrumentos de avaliação do “preparo” dos candidatos, pelos eleitores em geral, sendo até utilizado nos discursos em palanques como comparada a quantidade de pessoas que acompanharam os candidatos em caminhada, no retorno às suas respectivas residências.
            A Comunidade Escolar do Colégio ACM, representada pela sua direção sente-se honrada com o reconhecimento da Comunidade em geral da importância desta realização para o fortalecimento da democracia em nosso Município.
 Artigo de Opinião
(Carlos Leônidas N. Paixão – Professor de História e Sociologia – Colégio ACM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário